(48) 3234-4801/98476-1177

escolatempodedespertar@gmail.com

Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano

Início do Blog » Blog Tempo de Despertar

3 dicas para aumentar o engajamento dos alunos em sala de aula

https://www.onlinecultus.com/wp-content/uploads/2015/09/photodune-4380917-happy-faces-par1-1200x661.jpg

 

Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem revolucionando a nossa vida em todos os aspectos. Às vezes, mal percebemos, e já estamos dependentes de alguma ferramenta. Como foi com o Whatsapp, por exemplo. Hoje ele é usado por mais de 1 bilhão de pessoas pelo mundo. Há 5 anos atrás, praticamente desconhecido pelos brasileiros.

O mesmo podemos pensar sobre as práticas no meio da educação. O modo em que aprendíamos conteúdo enquanto estávamos na escola já não existe mais. Se na época o professor já tinha dificuldade em nos manter concentrados em sua aula, atualmente este é um desafio muito mais complexo.

Se por um lado a dificuldade aumenta, por outro as possibilidades se multiplicaram. Neste post, vamos apresentar algumas dicas que ajudam e muito os profissionais da escola a melhorarem os resultados dos alunos em sala de aula.

Aprendizado por meio de jogos

Ao contrário do que muitos pensam, é sim possível fazer com que o momento de aprendizado seja divertido. Há muitas maneiras de se fazer isso, e a criatividade do professor neste caso é fundamental.

Uma metodologia interessante é o “Gamification” ou “Gamificação”, que é o processo de aprendizagem lúdica, por meio de jogos. Esta é uma tendência que ganha a cada dia mais força, porque faz com que o aluno aprenda “brincando”, o que torna muito mais fácil a retenção do conteúdo passado.

Por meio de desafios, incentivos, rankings e premiações os jogos são capazes de aumentar o engajamento dos alunos, melhorando também a disciplina. Sem contar que é uma ótima maneira de fazer os alunos se socializarem e deixá-los motivados a ir a escola.

O Xadrez e a concentração dos alunos

Uma das divertidas formas de desenvolver o potencial de aprendizado dos alunos é o xadrez. Há diversos estudos que comprovam como o jogo é capaz de melhorar a concentração, aumentar a disciplina e melhorar o raciocínio.

Como o professor pode usar o jogo? Não basta somente apresentar o jogo aos estudantes e deixá-los praticar. É necessário que trabalhem as regras para que o jogo se torne de fato uma atividade prazeirosa.

Com o tempo, a prática dos alunos pode levar a melhores resultados em disciplinas como sociologia, história, literatura, entre outros, mas a principal diferença é na matemática. A prática permite uma melhor assimilação de conteúdos como probabilidade, progressões geométricas e geometria plana.

Participação dos pais

Estudos e especialistas já comprovaram: nada é tão preponderante para o progresso de um aluno como a interferência adequada da família. A participação dos pais na vida escolar dos filhos influencia até em comportamentos na fase adulta.

Com a tecnologia existente, já é possível que os pais participem mais ativamente da educação dos alunos mesmo sem ter tanto tempo livre. Aplicativos de comunicação escolar, como o Pertoo, por exemplo, permitem que o pai receba informações em tempo real de seu filho.

Por meio dessas ferramentas, os responsáveis também têm acessos a fotos e vídeos de experiências dos alunos no dia a dia na escola. E podem também criar um backup com todos esses documentos ao longo da vida escolar do aluno.

 

http://www.imaginie.com/3-dicas-para-aumentar-o-engajamento-dos-alunos-em-sala-de-aula/

Copyrights © 2018 Centro Educacional Tempo de Despertar. Todos os direitos reservados. CNPJ: 02.227.903/0001-35
Endereço: Av. Pequeno Príncipe, nº 799, Campeche, Florianópolis-SC. CEP: 88.063-000. Fones: (48) 3234-4801/98476-1177. Email: escolatempodedespertar@gmail.com

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.