(48) 3234-4801/98476-1177

escolatempodedespertar@gmail.com

Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano

Início do Blog » Blog Tempo de Despertar

5 maneiras para desenvolver a alfabetização digital dos alunos

http://desafiosdaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2016/02/imagem-blog-01.jpg

 

Embora haja uma variedade de maneiras para ajudar a construir e incentivar a alfabetização digital nos alunos, reunimos cinco caminhos que o professor pode implementar no seu dia-a-dia, dentro e fora da sala de aula.

1. Construir uma compreensão de alfabetização Digital

Parece redundante, mas ajudar os alunos a construir uma compreensão da alfabetização digital é um caminho fundamental para desenvolver habilidades. Conhecimento é poder, e é fundamental ajudar os alunos a compreenderem que esse processoé muito mais do que usar a tecnologia, e sim um alicerce para construção do ensino e aprendizagem.

2. Falar sobre o plágio antes que seja um problema

Seus alunos realmente entendem o que é o plágio? A natureza digital do mundo de hoje faz com que seja fácil de usar ideias de alguém sem citação. Tanto  que alguns alunos nem sequer sabem que o que estão fazendo é errado. Garantir uma conversa aberta sobre o plágio é uma ótima maneira de ensiná-los sobre a devida citação e competências de cidadania crítica digital não só na faculdade, mas também no futuro.

3. Como ajudar os alunos a fazer buscas na internet

Quando se trata de pesquisa, buscas na internet podem ser o melhor amigo de um estudante ou maior inimigo. Embora seja fácil para digitalizar os primeiros resultados da busca para a resposta, é importante ensinar os alunos a ir mais longe e passar da primeira página e serem céticos a respeito do que leem. Nem todas as fontes são iguais, e é responsabilidade dos alunos procurarem uma fonte com credibilidade.

4. Discutir Pegadas digitais

As ações online que os estudantes praticam hoje podem ter um impacto duradouro em como eles entram no mercado de trabalho. Ajudá-los a entender o que é uma pegada digital, as potenciais consequências, e o que eles podem fazer para proteger sua reputação online é essencial para seu sucesso contínuo.

5. Ensinar os estudantes a criarem seus próprios trabalhos digitais

Uma das melhores maneiras para os alunos aplicarem as habilidades aprendidas de alfabetização digital é através da criação de suas próprias obras digitais. Além disso, muitos desses projetos servem como evidência de aprendizagem e aprimoram as habilidades que serão valiosas para o sucesso acadêmico e profissional em curso.

A aprendizagem digital não é apenas conhecer computadores por dentro e por fora.  É muito mais – é entender a tecnologia para mudar a maneira como se pensa e se vê o mundo. A alfabetização digital vem sendo requisitada em muitos currículos no mundo todo. É importante estar atento e pronto para incentivar a sua utilização e melhorar a qualidade de aprendizagem digital.

 

http://desafiosdaeducacao.com.br/5-maneiras-para-desenvolver-alfabetizacao-digital-dos-alunos/

Copyrights © 2018 Centro Educacional Tempo de Despertar. Todos os direitos reservados. CNPJ: 02.227.903/0001-35
Endereço: Av. Pequeno Príncipe, nº 799, Campeche, Florianópolis-SC. CEP: 88.063-000. Fones: (48) 3234-4801/98476-1177. Email: escolatempodedespertar@gmail.com

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.