(48) 3234-4801/98476-1177

escolatempodedespertar@gmail.com

Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano

Início do Blog » Blog Tempo de Despertar

A parte dos pais e da família na Escola

http://www.familienfreund.de/wp-content/uploads/2013/12/10_Fotolia_familienfreundin_un.jpg

 

Há poucos anos, nos EE.UU, em escolas que atendiam crianças de todas as origens e nacionalidades, inclusive americanas, as asiáticas, principalmente japonesas e chinesas tinham maior desempenho e melhor desenvolvimento.

Foram buscar as razões e descobriram que os pais das asiáticas dedicavam todo dia um tempo para acompanhá-las e orientá-las nos estudos e exercícios.

A escola é, principalmente, agência para ensinar, instruir. Complementa a educação, na parte de socialização, focada na convivência e tolerância com os diversos, a vida na coletividade com respeito, autodisciplina, disciplina, responsabilidade.

Mas, a parte da educação individual - bons hábitos, seriedade autocontrole, respeito, crença, procedimentos morais e éticos definição e posicionamento diante de mudanças e conceitos sociais e outras qualidades pessoais - são tarefas e responsabilidade dos pais e da família. Em síntese fundamentalmente, a escola ensina e instrui; a família educa, as duas se complementam e se ajudam.

Na escola, se ensina, se aprende, se compreende. Mas, se apreende estuda e se fixa o apreendido, com estudo, exercícios e treinamentos constantes. Também, se forma o hábito de estudar sempre para aprender de fato e avançar. Esta tarefa é inegavelmente, dos pais e da família.

As crianças e os jovens precisam entender que todos têm uma obrigação e responsabilidade e os deles são estudar bem, sempre. Até nas atividades físicas, os atletas de ponta e medalhistas são aqueles que mais se empenham, mais treinam, mais exercem e aperfeiçoam suas atividades. Fora isso, só os gênios. Porém, gênio é raridade.

A conclusão natural é a de que o bom aprendizado, a fixação e desenvolvimento de cada um dependem da dedicação, da execução de tarefas e exercícios, de estudos, realizados constante e metodicamente fora das aulas e da escola. É o famoso dever de casa ou, em outra linguagem, o extraclasse.

O acompanhamento e orientação dependem dos pais e da família, são tarefas que lhes cabe, no mínimo porque a criança e o jovem não permanecem vinte e quatro horas por dia na escola. Quem se dispõe a ter um filho, deve saber que assumiu a responsabilidade de dar-lhe atenção
e acompanhamento diariamente.

Entre os animais, os filhotes são liberados pelos pais quando estão totalmente aptos a viver a própria vida. Não basta que os pais matriculem seus filhos numa escola, mesmo na melhor de todas. É preciso que também cumpram seu dever de casa, acompanhando e orientando os estudos e tarefas dos estudantes regularmente (estudante é quem estuda e não quem carrega livros e cadernos e vai à escola).

Educação e ensino verdadeiros só se fazem com a integração, convivência e complementação de pais alunos e escola. É imprescindível que os pais cumpram sua parte.

Copyrights © 2017 Centro Educacional Tempo de Despertar. Todos os direitos reservados. CNPJ: 02.227.903/0001-35
Endereço: Av. Pequeno Príncipe, nº 799, Campeche, Florianópolis-SC. CEP: 88.063-000. Fones: (48) 3234-4801/98476-1177. Email: escolatempodedespertar@gmail.com

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.