(48) 3234-4801/98476-1177

escolatempodedespertar@gmail.com

Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano

Início do Blog » Blog Tempo de Despertar

Baixo conhecimento em ciências impacta rotina dos brasileiros

letramento científico

 

Falta de capacidade de interpretar contas de luz e entender orientações médicas são algumas das consequências da ausência de letramento científico

Não entender nem o básico sobre ciências faz com que o país identifique poucos talentos, o que afeta a rotina das pessoas, influenciando negativamente sua qualidade de vida. “Falta capacidade de interpretar uma conta de luz e entender o quanto os equipamentos da casa interferem no valor. Falta capacidade de entender orienţações médicas, conseguir tomar medicamentos como o indicado em uma receita”, cita Leonardo Gusmão, coordenador pedagógico da Experimenta Ciências, que participou de uma pesquisa sobre o letramento científico do brasileiro, feita em 2014 pelo Instituto Abramundo. O resultado mostrou que 64% da população ficou nos níveis 1 e 2, o que significa a inexistência de letramento científico ou letramento apenas rudimentar.

Além do impacto na vida particular, o pouco conhecimento aliena das discussões de temas importantes para o mundo. “Quando se fala de aquecimento global, derretimento das calotas polares, não é para todo mundo dominar o assunto como um especialista, mas nosso desejo era que todos pudessem entender os argumentos e chegar a suas conclusões”, diz.

Para mudar o panorama, as políticas públicas pesam bastante, mas há também questões metodológicas que dizem respeito à escola. “A escola precisa remodelar sua metodologia de forma a criar problematizações. A premissa do ensino de ciências deve ser explicar fenômenos e ter a cabeça aberta – em vez de repassar conteúdos”, afirma Gusmão, que defende que as aulas sempre devem começar com algum problema. “Aí, os estudantes vão levantar hipóteses e fazer experimentos”, diz.

 

http://www.revistaeducacao.com.br/baixo-conhecimento-em-ciencias-impacta-rotina-dos-brasileiros/

Copyrights © 2018 Centro Educacional Tempo de Despertar. Todos os direitos reservados. CNPJ: 02.227.903/0001-35
Endereço: Av. Pequeno Príncipe, nº 799, Campeche, Florianópolis-SC. CEP: 88.063-000. Fones: (48) 3234-4801/98476-1177. Email: escolatempodedespertar@gmail.com

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.