
Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano

Hierarquia dos Artigos |
Início dos Artigos » Institucional » Proposta Pedagógica |
Proposta Pedagógica |
Princípios que embasam nossa proposta:
A criança, ao nascer, inicia seu encontro com a natureza, com os outros e consigo mesma.
Esses encontros exigem sua participação, seu envolvimento. E é nesse processo que a criança realiza suas descobertas, constrói o seu desenvolvimento e o conhecimento.
Na medida em que inicia suas relações com o mundo físico e social, se descobre como um ser cultural que vive num determinado espaço (local), participa da história, possui tradições, costumes, valores, símbolos, hábitos que são resultados de toda a vivência com grupos de pessoas (povo), o ser que faz cultura, cria e recria sua realidade, na qual está inserido, sofre as influências da cultura e assim transforma a própria cultura.
Tendo em vista os pressupostos teóricos e nossas variadas experiências com as crianças em idade escolar, sentimos a necessidade, cada vez mais, de interagir com elas, numa troca recíproca, aprendendo e ensinando.
Temos por objetivo criar situações promovendo o desenvolvimento da criança de acordo com sua idade e necessidade, estimulando sua capacidade inventiva e criadora, favorecendo um ambiente onde a mesma seja aceita, compreendida, estimulando a sociabilidade com vista à construção de normas e valores próprios, intelectual, afetivo-social e psico-neurológico.
A função da Educação impõem-se num redimensionamento sócio-político sendo imprescindível uma perspectiva pedagógica que dê suporte a esta nova compreensão da criança no sentido de agir significativamente, preenchendo lacunas e explicitando contradições. Concordamos com Wallon e Vygotsky que defendem que o sujeito é determinado pelo organismo e pelo social que estrutura sua consciência, sua linguagem e seu pensamento, a partir da apropriação ativa das significações histórico-culturais.
|
· Enviado por admin
em 23/05/2017 18:48
Em Institucional · 3798 Leituras ·
![]() |
Home | Escola | Fotos | Matrículas | Calendário | Blog | Contato | Mapa do Site
Copyrights © 2021 Centro Educacional Tempo de Despertar. Todos os direitos reservados. CNPJ: 02.227.903/0001-35
Endereço: Av. Pequeno Príncipe, nº 799, Campeche, Florianópolis-SC. CEP: 88.063-000. Fones: (48) 3234-4801/99121-4889. Email: escolatempodedespertar@gmail.com
site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br
Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.